2.5.11

Marés da Terra e horário dos meridianos

Nosso corpo possui 12 canais de energia (os meridianos q. trabalhamos nas aulas) e também a Terra possui veios de energia; quando nossos meridianos estão desbloqueados nos harmonizamos com eles.
2/3 de nosso corpo é composto por água, portanto, assim como a Terra, também temos nossas marés:
½ noite = maré da saliva
é bom estar dormindo neste horário, mas se isto não ocorrer este é um bom horário para gerar a água sagrada (o treino da saliva).
½ dia = maré do sangue verdadeiro (o sangue do coração)
o coração deve descansar neste horário para que esta maré se manifeste. A geração da água sagrada, ou simplesmente descansar a ponta da língua no céu da boca ajudam a equilibrar o coração. Neste horário devemos evitar: falar demais ou realizar atividades que tornem o coração inquieto. Devemos evitar a ingestão de álcool ou ficar embaixo do sol.
6 hs da manhã = maré do suco cerebral.
Bom horário para estudar ou para atividades que exijam mais do intelecto.
18 hs = maré da essência
bom horário para o recolhimento, a prece e a meditação. A energia dos rins precisa de descanso neste horário.
A respeito dos horários de cada meridiano
O dia tem 12 horas yin e 12 horas yang. Em cada meridiano a energia predomina por 2 horas; os meridianos são caminhos ligados uns aos outros.
O fluxo da energia pelo nosso corpo começa pelos pulmões ( 3 às 5 hs); é a manifestação do yang no nosso corpo. O bebê e o galo, por serem mais yang, despertam naturalmente neste horário. É um bom horário para meditar e realizar a geração da água sagrada.
Estomago (7 às 9hs)
Melhor horário para o desjejum; tudo que comemos é facilmente digerido.
Baço-Pâncreas (9 às 11 hs)
Em contrapartida este meridiano está com menos energia, mais yin, das 21 às 23 hs.; por este motivo devemos evitar alimentos pesados, gordurosos neste horário. A digestão fica mais lenta, o alimento se transforma com mais facilidade em gordura.
Coração (11 às 13 hs)
O pico é ao ½ dia, quando ocorre a passagem do período yang do dia para o período yin. É útil tirar um cochilo, descansar, gerar saliva (que ajuda a acalmar o fogo falso do coração, gerado pelo turbilhão de emoções). É bom descansar pelo menos por 5 minutos.
Intestino Delgado (13 às 15 hs)
É o par do coração e o primeiro meridiano do período yin do dia. Já devemos começar a diminuir o ritmo, mantendo o coração e a mente mais tranqüilos.
Bexiga (15-17 hs)
Começa o ciclo da água, que culmina com o horário seguinte.
Rins ( 17 as 19 hs)
Transição do claro para o escuro. Às 18 hs, como já foi dito, ocorre a maré da essência; este é o horário do recolhimento, quando os passarinhos voltam para casa, a natureza se recolhe. O cansaço consome muita energia dos rins, por isso é tão importante descansar nesse horário; devemos evitar esportes ou exercícios violentos nesse período.
Pericárdio (19 às 21 hs)
É a membrana que protege o coração; este meridiano está relacionado, portanto, com a proteção do coração.
Triplo Aquecedor (21 às 23 hs)
Este meridiano está ligado aos locais de transformação da energia, que inicia o seu processo neste horário e continuam pelos horários posteriores.
Vesícula Biliar (23 a 1 h)
O pico é a ½ noite (maré da saliva); ligado à transição do yin para o yang .Horário de descanso, para recompor a energia, preparando-nos para um novo dia. Também é um bom horário para o recolhimento e a meditação.
Fígado ( 1 às 3 hs)
Horário em que se fecha um ciclo de energia, para recomeçar um outro, com o meridiano do pulmão.