16.3.11

Sob o signo de Peixes

Logo mais Netuno, o regente de Peixes, entrará neste signo, o que acontece a cada 165 anos.

Posídon era o deus do mar na Grécia. Irmão de Zeus, portanto um olímpico, teve as águas como quinhão na distribuição dos poderes. Era chamado de Agitador dos Mares, e é responsabilizado pelo terremoto que destruiu Creta. Neste evento estava se vingando da desobediẽncia de Minos, não bastando a anterior, do nascimento do Minotauro. O tridente que é seu símbolo já aparece no selo do iogue de Mohenjo-Daro, e mais tarde em Shiva.

O nome Posídon vem de Creta, e significa senhor da deusa-terra. Era representado como o jovem rei com as duas rainhas, que no fundo são a mesma, a vida-morte, mais tarde simbolizadas na Grécia em Deméter e Perséfone.

Outro mito sobre Posídon o relaciona à Medusa, cujo nome significa Senhora. Ela era uma bela titânide, divindade antiga da terra, mas se tornou medonha, com cabelos de serpentes vivas e olhar que transformava os homens em pedra, após ser estuprada por Posídon. O terror a impedia de dar à luz os dois filhos que trazia em seu ventre, e que só nasceram quando Perseu cortou sua cabeça, sem olhar para ela. Então nasceram Pégaso e Crisaor.

Perseu matando Medusa

O Netuno romano era também deus das fontes.

Mas o lado violento de Posídon não corresponde ao signo de Peixes. Sendo Netuno um planeta moderno - descoberto com a ajuda de telescópio - seu arquétipo não foi inteiramente apreendido pelos astrônomos que o nomearam. Mais parecido com Peixes - a transcendência, atemporalidade, imaterialidade, imaginação, compaixão e dissolução que o caracterizam - é o arquétipo junguiano da anima mundi, e o da Grande Mãe oceânica, a água de onde veio a Vida. Na China é o Tao, na Índia, Vishnu como Oceano Lácteo.

A cada 450 anos Netuno e Plutão se unem no céu, marcando o começo de uma nova época histórica. A nossa começou em torno de 1890, com a ascensão do capitalismo financeiro substituindo o capitalismo industrial.

Quem nasceu no começo de Peixes está com Netuno junto a seu Sol natal, o que é um trânsito marcante.

Nenhum comentário: