25.5.21

Lua cheia - e que lua! - lobisomem e outros pavores

Esta lua cheia de 26 de maio aconteceu com a lua em perigeu - no ponto mais próximo da Terra ela parece maior, claro. Não foi visível no Brasil, mas nossos antípodas na Austrália puderam apreciar um eclipse total.

Katsiaryna Naliuka, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Não dá pra não lembrar que a lua cheia inspira muitas lendas e muitos temores. E o eclipse também. 

Lua cheia é a lua dos lunáticos - o nome já diz. Os loucos surtam mais na lua cheia. Pode não ser verdade, mas é uma crença bem antiga e duradoura. O lobisomem aparece na lua cheia. Que outro mito você conhece sobre esta fase da lua?

Nós perdemos esta percepção de como a lua cheia ilumina, porque as cidades têm lâmpadas que escondem o céu. Existem astrônomos que defendem menos iluminação, para que se possa ver de novo as estrelas. Mas a lua cheia ilumina muito, é muito diferente caminhar à noite na lua cheia e na nova, quando você não enxerga nada, mesmo. 

Imagina, então, alguém andando numa noite de lua cheia por uma aldeia sem luz artificial. Tranqüilo. Então começa a escurecer. A pessoa olha para o céu e não vê nuvens. Mas a lua começa a ficar apagada. Então uma sombra começa lentamente a cobrir a lua. Vai ficando mais escuro... a sombra avança, parece que está comendo a lua. Até que a cobre toda. Tudo fica muito escuro. A lua sumiu. Que medo!

Um dos mitos de que gosto é germânico: um lobo corre atrás da lua e quer devorá-la. Então as pessoas saem de suas casas e gritam, batem panelas, fazem muito barulho... até espantar o lobo, que vai largando a lua, ela começa a reaparecer, até que o lobo vai embora e ela brilha de novo. Sempre dá certo esta intervenção humana. 

Quero aproveitar esta evocação do medo e convidar você para uma meditação sobre... o medo. Vamos refletir sobre o medo, o que é, qual sua utilidade, que problemas traz, e como lidar com ele. 

Esta transmissão ficou gravada, e você pode assistir aqui:

https://youtu.be/RPaKpLsC1jo



Nenhum comentário: